O QUE VOCÊ ACHA DA ATUAL GESTÃO DO IDAF?

terça-feira, 2 de abril de 2013




132 comentários:

  1. GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

    GABINETE DO GOVERNADOR

    Vitória, 27 de março de 2013.

    MENSAGEM Nº 55/2013

    Senhor Presidente:

    Encaminho à apreciação dessa Casa de Leis o anexo Projeto de Lei Complementar que objetiva prorrogar a contratação temporária para atender ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo – IDAF, bem como alterar o Anexo único da Lei Complementar 349/2005, já alterado pela Lei Complementar 608/2011, para excluir a contratação de Advogado. A proposição visa suprir defasagem da força de trabalho na execução de tarefas da área meio, pela qual passa a Autarquia, especialmente no atendimento das demandas dos escritórios locais e postos de atendimento instalados nos municípios do interior do Estado, onde o IDAF está presente, atendendo diretamente ao produtor rural e à comunidade, permanecendo, assim, todas as unidades abertas em horário integral. Esta medida viabiliza a disponibilidade do técnico em suas atividades de campo.
    A contratação de profissionais com formação em engenharia agronômica e técnico agrícola faz-se necessária, haja vista que a última contratação por concurso público desses profissionais não foi suficiente para suprir a demanda de pessoal, restando ainda a premente
    necessidade de atendimento à parceria firmada por convênio entre o IDAF, com interveniência do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, com o fim de reduzir a pobreza rural no Estado, mediante o aumento de renda e a melhoria de qualidade de vida de inúmeras famílias de trabalhadores sem terra e minifundiários.
    Já a contratação do médico veterinário visa suprir reposição imediata de profissionais que se encontram licenciados para tratamento de saúde, havendo necessidade de manter os serviços em pleno funcionamento, considerando que as atividades estão afetas à expedição de atestado de sanidade dos produtos aptos a serem comercializados, tratando-se de responsabilidade na segurança alimentar da população capixaba e de perda econômica.
    A repercussão financeira para a contratação pretendida importará um custo anual de R$ 2.622.247,90 (dois milhões, seiscentos e vinte e dois mil, duzentos e quarenta e sete reais e noventa centavos) Em observação às normas da Lei de Responsabilidade Fiscal encaminho, anexo, Declaração de Atendimento ao Limite de Pessoal definido pela LRF, corroborado pelo Relatório de Gestão Fiscal - Demonstrativo da Despesa com Pessoal – Orçamento Fiscal e da Seguridade Social referente ao 2º quadrimestre de 2012 (janeiro a agosto).
    Pelo exposto e na certeza de que essa Casa de Leis, apreciando o teor do projeto anexo e as
    razões que o justificam, apoiará e aprovará esta iniciativa, por reconhecer o interesse público que ela traduz.

    Atenciosamente

    JOSÉ RENATO CASAGRANDE

    Governador do Estado

    PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 017/2013
    Dispõe sobre a prorrogação de prazo de contratações temporárias de pessoal, constantes do artigo 2º da Lei Complementar nº 349 de 17.12.2005.
    Art. 1º Ficam prorrogadas por 12 (doze) meses as contratações temporárias de pessoal
    constante do art. 2º da Lei Complementar nº 349, de 27.12.2005, a contar de 27.12.2012.
    Art. 2º Fica alterado o Anexo único a que se refere o artigo 12 da Lei Complementar nº 349, de 27.12.2005, de acordo com o anexo único que integra esta Lei Complementar;
    Art. 3º Esta Lei Complementar entre em vigor na data se sua publicação.
    Anexo único
    Em R$ 1,00
    Cargo Quant. Carga Horária Salário Base Valor total
    Médico Veterinário 9 40 2.669,33 24.023,97
    Engenheiro Agrônomo 8 40 2.669,33 21.354,64
    Técnico Agrícola 8 40 1.835,97 14.687,76
    Assistente Técnico 92 40 935,28 86.045,76
    Total 117 146.112,13

    PERGUNTO????
    UAI, NÃO EXISTE CONCURSO PUBLICO VALIDO COM PROFISSIONAIS AGUARDANDO PARA SEREM CHAMADOS???

    POR QUE DT's DE ENG. AGRONOMO / MED. VETERINARIO / TEC. AGRICOLA??????

    CADE O MPES FISCALIZANDO ISSO?????

    SE FOSSE EU ENTRAVA COM LIMINAR NO TJES??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "A contratação de profissionais com formação em engenharia agronômica e técnico agrícola faz-se necessária, haja vista que a última contratação por concurso público desses profissionais não foi suficiente para suprir a demanda de pessoal..." (Fica subentendido que não há mais aprovados do concurso de 2010).

      "Já a contratação do médico veterinário visa suprir reposição imediata de profissionais que se encontram licenciados para tratamento de saúde, havendo necessidade de manter os serviços em pleno funcionamento..." (Esta justificativa fácil de entender: Já que a demanda é temporária devido à licenças não há porque inchar o IDAF com veterinários efetivos uma vez que espera-se que os licenciados voltem ao trabalho).

      Excluir
    2. Claro que há aprovados no concurso 2010 aguardando sua convocação! Eu mesmo conheço uma tecnico agricola que esta a 3 pessoas pra ser chamado!

      Pra mim isso é improbidade!!

      Cade o MPES pra fiscalizar isso!!

      Excluir
    3. Ao colega que respondeu logo acima: Se há aprovados aguardando nomeação e a demanda de trabalho não provém de demandas extraordinárias como no caso dos veterinários, então realmente estão agindo de forma ilegal.

      Excluir
  2. Não entendi o porquê do cancelamento da assembleia.
    Pelo informado foi aberto um diálogo com a diretoria do IDAF em relação ao concurso público. E as demais reivindicações?
    Não será abrindo diálogo para tentar resolver apenas uma da reivindicações que deixaremos de nos mobilizar.
    Alguém da Comissão de Negociação poderia esclarecer melhor o que está acontecendo?

    JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o colega, não entendo o porque de cancelar a assembleia visto que o governo irá discutir com a DIRETORIA do IDAF apenas a questão do concurso, e as outras reivindicações? Como ficam?
    Com isso o governo ganha tempo e nos deixa mais uma vez sem resposta, e o pior, não poderemos nem nos reunir para decidir a respeito das outras reivindicações ou nos posicionar quanto esta "manobra" politica.
    "...Isto pode Arnaldo?..."

    ResponderExcluir
  4. Olá colegas, boa noite!

    Pelo entendimento colocado pelo advogado do SINDIPUBLICOS na ultima assembleia e "aceito" por nós, o governo tinha 10 dias para responder ao ofício enviado ao Idaf, SEGER, SEAG, etc... e se ouvesse resposta positiva do governo, o prazo de negociação seria de 30 dias.

    A SEGER apenas informou que está negociando, e marcou a reunião de quinta passada já discutida aqui. O Idaf respondeu que o concurso está em andamento, ambos dentro do prazo legal.

    Esses elementos somados não nos dão respaldo para iniciar uma greve considerada legal, portanto iriamos mobilizar toda a galera para vir em Vitória apenas para conhecer um documento de meia página.

    Considerando este fator, a comissão definiu junto com o sindipublicos que não seria proveitoso uma assembleia neste momento,pois não seria possível avançar um indicativo de greve e também não teriamos pontos de pauta alem de conhecer o documento.

    Na ocorrência de qualquer fato novo relevante que justifique uma assembleia, ela será marcada com data estabelecida pela comissão junto com o sindipublicos.

    Não adianta ficarmos com mil teorias de conspiração. Acredito que pelo discutido na reunião com a SEGER na quinta, teoricamente até semana que vem eles devem apresentar o PL com nossas atribuições, proposta salarial, nomenclatura de cargos, etc etc...já que foi o prazo que disseram ser provável que os projetos retornem da PGE. Vamos ficar atentos quanto aos próximos passos e manter todos informados.

    Um abraço

    Ealfical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. completando...

      Quando o prazo de 30 dias terminar, se o governo não apresentar uma contraproposta com resposta de todos as reivindicações tiradas na assembleia, existe o entendimento que ai,sim, poderíamos partir para greve, se assim a assembleia decidir.

      ealfiscal

      Excluir
    2. Obrigado pelo esclarecimento.
      Ficaremos aguardando os direcionamentos da Comissão de Negociação.
      Favor disponibilizar os documentos que a SEGER ou o IDAF apresentar.

      JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

      Excluir
  5. Olá, pelo meu entendimento ao ler o documento, quando diz sobre a "reivindicação da CATEGORIA referente ao concurso público" e sobre a "abertura de negociação pela DIRETORIA do Idaf", eu entendo que seja a respeito do concurso para nível médio administrativo e não sobre o concurso que está na validade, como foi dito aqui, pois pelo que me lembro a única reivindicação nossa nas assembleias em relação a qualquer concurso, foi essa para administrativo e não sobre o último concurso que teve em 2010. Gostaria que me dissessem se é realmente isso ou se estou entendendo errado?
    Agora, que isso tudo tá parecendo ser mais uma manobra política para o Governo ganhar tempo e no final não dar em muita coisa, isso sim. Espero estar redondamente enganado, mas na minha humilde opinião, o Governo não joga pra perder nunca e dessa vez não será diferente, não acredito que venha muita coisa dessa análise deles. Tomara que eu esteja sendo mt pessimista, pq meu medo é q eu esteja sendo REALISTA.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Eu não entendi porque não poderíamos iniciar uma greve legal. Nós fizemos várias reivindicações, inclusive em relação a abertura de concurso para administrativos. Segundo o IDAF este concurso está em andamento. Mas porque não podemos iniciar uma greve levando em consideração todas as outras reivindicações?? E qual a resposta do governo perante às outras reivindicações? Da forma que foi explicado acima parece que nossa única reivindicação foi em relação ao concurso para administrativos.Alguém poderia esclarecer esta dúvida?

    ResponderExcluir
  7. O Governo e toda a sua tribo (de colaboradores) estão fazendo todas as manobras possíveis para não atender nossos direitos. Dentre elas está a de nos ganhar pelo cansaço. Já estou escutando vários colegas falando que já estão de saco cheio de ficar indo para assembleia em Vitória.
    Galera sei que é extremamente desgastante, mas é justamente isso que eles querem. São os nossos interesses que estão em jogo e temos que ter força para lutar por eles.
    "Um bom soldado nunca pode ir para a batalha com a derrota no coração"
    Vamos fazer de tudo para continuarmos lotando as assembleia e continuar sendo a maioria.
    Quem disse que iria ser fácil?!?

    Juntos somos mais fortes

    ResponderExcluir
  8. Vamos levar em pauta, já que o DAVI está atendendo a tudo, uma nova reivindicação para se cumprir o acordão que debarateia o trenzinho da alegria! Lei é Lei e deve ser cumprida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não é pauta de assembléia, mas sim um assunto que deve ser levado às autoridades competentes.

      Excluir
    2. Ministério público neles
      www.mpes.es.gov.br - ouvidoria - denuncia

      Excluir
  9. Só digo uma coisa:
    Não me vencerão pelo consaço, quantas mais assembléias tiver lá eu estarei afinal, vejo os amigos que raramente encontro e ainda faço um dia de greve sem poder sofrer sanções.
    Se desanimar, vai ser só mais fogo de palha, espero muito engajamento de todos daqui pra frente, como tem sido até o momento. Esta ai, saberíamos que não seria fácil, mas quanto mais difícil de conquistar, mais gostoso eé saborear a conquista, é ou não é.
    Pensem nisto.
    um abraço!
    JUNTOS SOMOS MAIS FORTES, SEMPRE!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc colega. Postei a mensagem mais como alerta. fico preocupado quando escuto e vejo alguns colegas desanimando. Temos que ter um trabalho muito forte neste quesito de motivação, pois todos nós sabíamos que a luta iria ser mesmo difícil.
      Um forte abraço
      JUNTOS SOMOS MAIS FORTES, SEMPRE!!!

      Excluir
  10. A equipe do sul do Estado o grupo de fiscais estão mais unidos do que nunca. Esse tipo de manobra do governo só nos deixa mais motivados a lutar. Estamos em grande número e com uma união jamais vista. NUNCA VAMOS DESISTIR. JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.

    ResponderExcluir
  11. EM PRIMEIRA MÃO!!! MUITO EM BREVE SAIRÁ A PRIMEIRA EDIÇÃO DO JORNAL DO SINFAGRES E TERÁ REPERCURSÃO NACIONAL GENTE!!! AGUARDEM!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a "nossa voz" que faltava para ecoar no ES... Parabéns SINFAGRES!!!

      Excluir
    2. PARA ECOAR NO BRASIL NOBRE COLEGA!!! VAMOS MANDAR A VERSÃO ON LINE E IMPRESSA PARA TODOS E TODAS COMO DIZEM POR AÍ!!! E É SEMPRE BOM LEMBRA QUE ANO QUE VEM É ANO POLÍTICO!!! JÁ QUE A IMPRENSA E O PODER PÚBLICO NÃO SE MANIFESTA NÓS FAREMOS NOSSA PRÓPRIA IMPRENSA!!!

      Excluir
  12. Em nome do SINFAGRES digo que estamos trabalhando mais que nunca... igual a "furmiguina" em silêncio e sempre... não podemos parar e NÃO VAMOS PARAR!!! só que a frente de batalha agora é "outra" mais silenciosa, porém tão efetiva quanto... Mas infelizmente não podemos ficar divulgando para que não haja "interferências negativas" nas ações (entenderam???)... Depois da Vitória (que é certa) maracaremos uma assembléia para explicar A todos os fatos ocorridos...

    Hiena anda em bando coloca o Leão pra correr e ainda fica rindo!!!

    JS+F

    ResponderExcluir
  13. Colocar entre as reivindicações a abertura de concurso publico para administrativo foi um tiro no pé.
    Abriram negociação para está e emperraram todo o processo.
    Acho que foi um passo em falso.
    Opinião de filiado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sua questão já foi respondida!!1 junto somos mais fortes

      Excluir
    2. Não foi uma questão ou pergunta.
      Esse é meu ponto de vista.
      E acho que tenho o direito de externa-lá.

      Excluir
  14. Não adianta ficar chorando o leite derramado, porque não fazemostodos igual os fiscais do Sul do Estado, estão trabalhando duro, pegando pesado e divulgando o trabalho sério no facebook / http://www.facebook.com/groups/287494314684129/. Parabéns colegas Fiscais do Sul do Estado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas nao concordo com esse tipo de divulgação!!!
      acho que isso perde o foco do assunto. Ninguem gosta de ser multado e ainda ter seus erros divulgados como premios para a categoria chegar ao seu objetivo.

      Excluir
    2. Colega, não foi dito em momento algum o nome do sujeito autuado. Aqui no sul, não temos medo de cumprir a legislação, não existe omissão, mesmo que tenhamos que cortar a própria carne. "Pra quem sabe ler um pingo é letra."

      Excluir
    3. Colegas se a gente não divulgar o nosso trabalho para a sociedade como que ela vai nos reconhecer como fiscais que promovem a proteção dos recursos naturais e a segurança alimentar? Não precisamos divulgar quem é infrator ou não, acho que o governo deveria fazê-lo, mas não a categoria, e por sinal em momento algum isso aqui foi incentivado.

      Agora divulgar sim, tem que divulgar e mostrar mesmo que servidor público é pago para servir a sociedade e é o que fazemos e por isso merecemos respeito e reconhecimento através de salario decente e condições de trabalho dignas.

      Um abraço

      ealfiscal

      Excluir
    4. Blz- Mas não concordo com esse tipo de divulgação e com esse regionalismo, "aqui no sul, aqui no central, aqui no norte" fica parecendo que alguns fazem seus trabalhos e outros não fazem nada.

      Excluir
    5. Mas não é questão de sul ou norte... é que quem começou fazendo foi o povo do sul do estado. O fato dos demais não fazerem não significa que não executam as ações ou se omitem. Acho interessante promover o nosso trabalho, de forma que não deixemos expostos os infratores. E não apenas divulgar no grupo, mas nas páginas pessoais de cada um, para que pessoas de fora do instituto comecem a abrir a cabeça para a importância do nosso trabalho.

      Excluir
    6. Não estamos falando que apenas "o sul", ou "o central", ou "o norte" fazem... o sul apenas começou a divulgar mais os trabalhos, que TODOS FAZEMOS, mostrando a sociedade de como nosso trabalho, trabalho dos FISCAIS AGROPECUÁRIOS DE TODO O ESTADO DO ES, é importante e necessário! E não há apenas trabalhos do pessoal do sul na página do facebook, pelo que eu vi. As ações não estão sendo exibidas como prêmio, e sim como divulgação do NOSSO TRABALHO, de como toda a situação de fiscalização é difícil, porém necessária para sociedade. Tenho certeza que nenhum colega fiscal acha agradável ter que autuar, interditar, apreender... Todos sabemos que é uma situação delicada, complexa e perigosa, mas fazemos porque é NOSSO TRABALHO. Em nenhum momento foi divulgado na página do SINFAGRES no facebook a identidade do infrator, o que não causa constrangimento ao autuado, apenas divulga uma pequena parte do que foi feito.

      Excluir
    7. Temos que nos mobilizar aqui no norte pra fazer como estão fazendo no sul. Só assim teremos mais visibilidade no âmbito do estado, por parte do governo e da população. Não adianta só o sul ficar fazendo estas grandes ações e publicando. Temos que nos unir e levar a público as fiscalizações que fazemos também!

      Mais um fiscal do Norte.

      Excluir
  15. Respostas
    1. Fiscais Sulinos............. NUNCA SERÃO.

      Excluir
    2. Volta para o mundo real garoto e pare de ficar assistindo ao Tropa de Elite.

      Excluir
  16. Aqui no Sul do Estado os escritórios estão com uma troca de informações muito eficiente. Nenhuma denúncia deixa de ser apurada e todas as ações vão para a mídia. Exemplo disso foi a ação do dia 06/04/13 mostrado pelo portal G1.

    http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2013/04/policia-apreende-tonelada-de-frango-e-abatedouro-e-fechado-no-es.html

    VAMOS LÁ GALERA. VAMOS NOS ORGANIZAR E MOSTRAR À POPULAÇÃO NOSSO VALOR, JÁ QUE O GOVERNO SE NEGA A NOS RESPEITAR.

    JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.

    ResponderExcluir
  17. Não se trata de norte nem de sul.

    Somos um time só pessoal!!!

    Fiquem atentos pois estão querendo causar divergências à categoria!

    ResponderExcluir
  18. Gente o Davi ta lendo, quer dizer tá estável!
    Segura!

    ResponderExcluir
  19. E o ponto digital quando será implantado? Já passou da hora galera!! As pessoas cada dia perdem mais a noção do horário de entrada no trabalho, vejo vários colegas do central chegando todos os dias para trabalhar as 09:30horas, as 10:00 horas, 10:30 horas, virou bagunça mesmo e falta de respeito com o cidadão que paga seus impostos em dia, afinal somos funcionários públicos para atender o povo. Se queremos respeito devemos nos respeitar e respeitar a quem paga impostos e nossos salários, se observamos veremos que não se trata de um atraso eventual, passou a ser um vício recorrente praticado pelas mesmas pessoas diariamente, não cabendo citar nomes por questões éticas. Será que essas mesmas pessoas ficariam satisfeitas se a Diretoria da instituição cortasse o ponto e o salário dos dias em que chegam atrasados em mais de duas horas? A lei fala em 15 minutos de tolerância uma vez a cada semana, salvo engano. Fica minha indignação para reflexão e conscientização se é que existe isso entre essas pessoas que se acham e se colocam acima da lei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Óbvio que o ponto digital não sera implantado, seria "um tiro no pé" do governo. Como seriam explicadas as entradas de servidores as 05:00 ou antes, sem adicional noturno? saída de servidores 2, 3 ou mais horas após o tempo oficial de encerramento do expediente? trabalho aos sábados e feriados, ... todos cumprindo a rotina de trabalho imposta. Se esses mesmos servidores se recusarem a fazer tal rotina o órgão literalmente pára. Há servidores com "bancos de horas extras", que não conseguem tirar as folgas a que tem direito por falta de quem os substitua e, provavelmente não vão tirar. Pense...

      Excluir
    2. falou tudo, colega. Cabe a quem não está cumprindo o horário corretamente se conscientizar, pq o q mais vejo no interior são pessoas cumprindo uma carga horária além. Eu mesmo já voltei de propriedades depois de 7 horas da noite, sem ganhar nada com isso

      Excluir
    3. Cabem aos chefes a obrigação e o dever de punir os funcionários que não cumprem sua carga horária. Se o chefe vê situação e não faz nada, é porque é um CAGÃO OMISSO.

      Excluir
  20. SIMLAM DESGRAÇADO!!!! IMPOSSÍVEL TRABALHAR DECENTEMENTE COM ESSA FERRAMENTA DE MERDA!!!! Desculpem o desabafo inoportuno!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Ih gente... Tô achando que a galera está dispersando... Esse blog já foi muito mais animado!! O movimento está enfraquecendo!!

    ResponderExcluir
  22. Será que alguém pode me dizer cade nosso aumento linear , que seria pra março, passou para abril , e até agora nada .Onde está o sindipúblicos e o sinfagres? nossos dignos representantes perante ao Governo do Estado .............

    ResponderExcluir
  23. Enfraquecendo nada colega!! As vezes o silêncio incomoda mais do que muitas palavras!!!

    ResponderExcluir
  24. Os "dignos" representantes são o sindipúblicos e afidaf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! Até parece que afidaf representa alguém. Falando em Afidaf, como estão os preparativos para a festa de fim de ano?

      Excluir
    2. Bem lembrado! Por falar nisso o Sinfagres podia colocar na pauta termos duas festa por ano! Quem gostou levanta a mão \o/

      Excluir
    3. A AFIDAF!
      bem! eu tenho plano de saúde particular, então!!!!!!
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      e vem ai o churrasco do fim de ano!!!!!!!
      pqp!!!!!

      Excluir
  25. Se ao menos tivessemos um pronunciamento do nosso SINFAGRES, para animar seria ótimo, ficam todos quietos. É desanimador, igual a última assembleia do sindipúblicos onde pecamos muito.

    ResponderExcluir
  26. Sindipublicos e Sinfagres , fracasso total junto a seger e ao Governo do estado, onde esta NOSSO AUMENTO LINEAR, sugiro uma desfiliação em massa, chega de ser enganado, onde esta o plano de cargos e salários do IDAF, voces não representão niguém , so atendem aos interesses do governo , será porque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro vai estudar portugues, depois a gente conversa.

      Excluir
  27. É gente! Está na hora de começarmos a pensar seriamente naquela sugestão do Deputado Marcus Mansur e criarmos nosso conselho! Essa coisa de sindicato parece muito bonita como ideal filosófico, mas para conseguirmos efetivamente a regulamentação de nossa categoria, somente com a criação do nosso conselho! Chega de pagar o CREA, o Sinfagres e o Sindipúblicos para não termos representação!

    Segue a dica... Juntos somos mais fortes!

    http://www.al.es.gov.br/portal/frmShowContent.aspx?i=23307

    ResponderExcluir
  28. Estou seriamente pensando em mudar para o sindipúblicos, que ao menos tem a carta sindical.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai fundo! se vc acha, só ACHA, q deve se desfiliar, então se desfilie imediatamente. Pq se vc for mesmo filiado (acredito q seja de outra categoria) e estiver com esse tipo de mentalidade, então é melhor deixar o sindicato em vez de servir apenas como peso-morto

      Excluir
  29. kkkkkkkkkkkkkkkk tem alguns da área meio que vive mais no blog que os próprios fiscais...
    Será que consegue trabalhar tbm?

    ResponderExcluir
  30. A onda do momento é desanimar os colegas para a desfiliação KKKKKKKKKKKKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  31. O nosso silêncio está incomodando!!!

    ResponderExcluir
  32. E o ponto digital quando será implantado? Já passou da hora galera!! As pessoas cada dia perdem mais a noção do horário de entrada no trabalho, vejo vários colegas do central chegando todos os dias para trabalhar as 09:30horas, as 10:00 horas, 10:30 horas, virou bagunça mesmo e falta de respeito com o cidadão que paga seus impostos em dia, afinal somos funcionários públicos para atender o povo. Se queremos respeito devemos nos respeitar e respeitar a quem paga impostos e nossos salários, se observarmos veremos que não se trata de um atraso eventual, passou a ser um vício recorrente praticado pelas mesmas pessoas diariamente, não cabendo citar nomes por questões éticas. Será que essas mesmas pessoas ficariam satisfeitas se a Diretoria da instituição cortasse o ponto e o salário dos dias em que chegam atrasados em mais de duas horas? A lei fala em 15 minutos de tolerância uma vez a cada semana, salvo engano. Fica minha indignação para reflexão e conscientização se é que existe isso entre essas pessoas que se acham e se colocam acima da lei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega acho ótimo e coerente a instalação do ponto eletrônico didital, assim ao teremos o cômputo de todas as horas reais trabalhadas e fazer o banco de horas se caso for necessário e emergencia, pois fora isso só temos que trabalhar dentro do horário de expediente e ponto final.

      Excluir
    2. Basta as chefias fazerem controle sobre as folhas de pontos.

      Excluir
    3. Infelizmente muitos chefes se omitem e querem ficar bem para terem seu desmandos atendidos, usam isso como moeda de troca

      Excluir
  33. OS QUE TEMEM ESSA MEDIDA QUE MORALIZA DEVEM SER OS QUE CHEGAM ATRASADOS TODOS OS DIAS POR VÍCIOS E QUE MUITAS VEZES NEM COMPARECEM AO SEU LOCAL DE TRABALHO QUANDO OS DIRETORES ESTÃO AUSENTES EM VIAGEM.

    ResponderExcluir
  34. Alguém sabe me dizer se o escritório de Iúna ficará com dois veterinários, pois pelo que sei já tem uma colega lotada lá e houve o remanejamento de outro colega através da seleção para lotoção no mesmo escritório...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei sabendo que a colega de Iúna vai se transferida para o DDSIA sem processo seletivo. E os critérios de seleção onde ficam nessa hora? Será que os demais colegas veterinários que se enquadram para ocupar a referida vaga estão satisfeitos onde estão? Por questão de justiça e ética a coisa deveria ser feito com transparência dando chance igual a todos os servidores que tem interesse em participar, pois da foema que está sendo feito fere todo processo democrático prejudicando as pessoas e suas necessidades muitas vezes.

      Excluir
    2. Democracia? Não sejam falsos moralistas, democracia passa longe desse órgão. Desculpe a sinceridade mas essa é a verdade. No remanejamento para o IBEES houve um processo de remanejamento exigindo os pre-requisitos para assumir a vaga (experiência, títulos, etc)? ganhou a vaga quem por MÉRITO mereceu. Por que para o DDSIA não foi feito o mesmo? Existem outras pessoas muito competentes, com cursos de gestão no currículo, experiência profissional, títulos, etc no instituto que desejariam ir para a capital que foram, literalmente, ignoradas. Antes de apontar os erros do governo, deve-se olhar para os próprios erros.

      Excluir
    3. Não te interessa. Cuida da sua vida e vai trabalhar.

      Excluir
    4. Fiquei sabendo também que a colega de Iúna é uma excelente profissional, deve ser pela sua competência e compromisso com a instituição que fizeram com que ela fosse escolhida para ir para o Central.
      Aos invejosos de plantão....vão trabalhar e produzir, é para isso que são pagos, parem de ficar bisbilhotando a vida dos outros.

      Excluir
    5. É assim que os ignorantes argumentam... Só comprova o óbvio.

      Excluir
    6. O nome disso é costas quentes. Também conhecido como QI = "Quem indica". Pode estar certo que essa pessoa tem um padrinho político forte.

      Excluir
    7. Como já foi dito, a colega de Iúna é uma ótima profissional. Com certeza uma das melhores escolhas para o cargo. Agora a pessoa que acha que foi injusta a escolha, e que deveria ter sido de outra forma é pq está com inveja, pois queria ser escolhido em seu lugar.

      Cada um reclama pq não foi ela mesma, se fosse estaria tudo bem! Acho que as pessoas insatisfeitas deveriam olhar para o próprio umbigo e tentar fazer uma reflexão para enxergar se realmente tem competência e comprometimento para ser escolhido para o cargo, visto que DDSIA não é uma vaga como qualquer outra, tem que ser indicado sim.

      Se fossem criadas exigências para tal transferência, como antiguidade, teríamos alguns velhos servidores, cheios de vícios ocupando todos os cargos do DDSIA e Regionais, sendo que ter o perfil em determinadas situações é muito mais importante do que tempo de serviço ou currículo. Conheço profissionais com currículos incríveis, e que não sabem nem conversar!

      Excluir
    8. Na Ditadura era assim também, os presidentes, os ministros, os secretários, os delegados, os servidores públicos, enfim... Todo funcionário público e político nesse país era "indicado" com a premissa de que eram as "melhores" escolhas para tal função, funções "ESTRATÉGICAS". Não havia, consequentemente, concursos públicos, hoje OBRIGATÓRIOS para investidura em cargo público... Processo pelo qual todos nós passamos para estar aqui. Se a colega é ou não boa profissional, não é esta a questão e sim a falta de transparência do processo. Bom, na minha opinião, quem não consegue enxergar isso ou é um alienado ou faz parte do sistema.

      Excluir
    9. Perfeita a colocação do colega acima (Anônimo segunda-feira, 15 de abril de 2013 07:08:00 GMT-10:00)! Os atos da administração pública devem ser norteados pela isonomia e transparência. Atitudes como essa representam um regresso a tempo nada democrático do qual não temos boas recordações. Ratifico o argumento do nosso colega: a questão não é a competência da colega que assumiu a vaga, mas sim a falta de oportunidade para outros que também poderiam ter interesse na vaga e que poderiam ser tão competentes quanto ou até mais do que a colega indicada. A falta ausência de critérios objetivos para ocupação da vaga e essa escolha direta ferem gravemente a isonomia e a transparência, representando dessa forma, um passo atrás no processo evolutivo da gestão pública.

      Excluir
    10. Caros colegas médicos veterinários:
      Na boa, isso de ficar falando de "ter mais competência", "mais comprometimento", dentre outros termos utilizados, não acho que fica legal esse tipo de julgamento. Esse tipo de colocação até ofende os profissionais que fazem o seu trabalho de maneira justa e coerente e seguindo de acordo com o que rege a legislação. Todos somos médicos veterinários, profissionais capacitados, muito bem preparados e selecionados em concurso público de alta concorrência, para estarmos ocupando as vagas que temos hoje.
      Por favor, não vamos usar esses termos. Acho que todos tem direito de reclamar ou de não aceitar, até porque as pessoas são livres para demonstrarem seus contentamentos e descontentamentos, mas só peço pra que não façam estes julgamentos. Não fica legal.
      A Talita é muito minha amiga, pessoa íntegra, tem tido uma vida difícil nestes últimos anos. Por conveniência, ela aceitou a oportunidade e o desafio proposto e fiquei feliz por ela pois sei da situação que ela vem passando ao longo desses anos. Não vamos julgar mal a nossa colega, por favor.

      Carlos Nogueras
      EL Guaçuí

      Excluir
    11. Eu duvido que tenha no IDAF uma veterinária tão "boa" quanto a veterinária de Itarana.

      Excluir
    12. Sinceramente, não vi nenhum ataque ou julgamento à referida colega. Todo o descontentamento provém da falta de isonomia e transparência do processo, explicação muito bem colocada pelo colega (Anônimo terça-feira, 16 de abril de 2013 00:37:00 GMT-10:00)e (Anônimo segunda-feira, 15 de abril de 2013 07:08:00 GMT-10:00). Como já foi pontuado (algumas pessoas parecem não querer ver), a competência, comprometimento, etc da colega não é a questão. O comentário anterior (Anônimo terça-feira, 16 de abril de 2013 11:56:00 GMT-10:00) é um característico exemplo da falácia do apelo ao emocional.

      Excluir
    13. Para quem não sabe, a colega Talita é filha de um veterinário aposentado do IDAF. Fica a informação.

      Excluir
    14. Agooooraaa siimmmm! Está mais claro.

      P.S.: A veterinária de Itarana é realmente um show!

      Excluir
    15. Também acho, daria uma chance pra ela sem ela precisar insistir... beleza não põe mesa, mas temos que admitir que é uma gata de cama, mesa e banho!

      Excluir
    16. Ridícula a colocação de vcs. Só me envergonha em ver que num site profissional e sério como deveria ser este, eu vejo colocações "baixo nível" cm essas.... Faltando o respeito com a colega de Itarana dessa forma.
      Quero ver quem é homem suficiente pra falar essas coisas e assinar embaixo. Só vc mesmo, Carlos Nogueras.

      E outra, vamos esquecer a história da colega de Iúna, o foco aqui é outro. Todos somos competentes, mas a vez foi a dela e ponto. Acho que o processo é injusto mesmo, mas nao sou eu quem vai mudar o IDAF. Quem não tiver satisfeito vai estudar e faz outro concurso.

      Excluir
    17. É de se lamentar alguns comentários que infelizmente são postados aqui, assim como o colega acima (Anônimo quarta-feira, 17 de abril de 2013 13:58:00 GMT-10:00) disse a falta de respeito com a pessoa e colega de trabalho é vergonhosa. Seria bem mais proveitoso que a pessoa que não tem conhecimento ou argumentos para indagar algo optasse pelo próprio silêncio, seria uma contribuição incrível. Infelizmente muitas pessoas falam na emoção e esquecem da razão quando algo não lhe favoreceu.

      Pelo pouco que conheço em relação aos cargos nos departamentos (cargos de confiança), estes são ocupados por pessoas que demonstraram competência, capacidade de lidar com os problemas referidos ao cargo e, creio que o mais importante, perfil do cargo. Desta forma, quando surge a vaga, vários nomes de profissionais que se encaixariam para o cargo são cogitados e o convite é feito ao profissional que foi julgado apto (por méritos) à ocupar o referido cargo.

      Existem vários Profissionais dentro do órgão que desempenham seu trabalho de forma competente e eficiente, e a colega que foi transferida (Talita) é muito competente, e se o convite foi feito a ela é pelo motivo óbvio que ela mereceu.

      A quem deseja oportunidade semelhante que demonstre isso ao Departamento (seja a qual pertencer), demonstre merecer e não desmereça o colega de trabalho. Se a pessoa não tem capacidade de respeitar o colega emitindo uma simples opinião, esta pessoa por si só demonstra não ser merecedora de oportunidades que julgam ser melhores.

      Diêgo Gomes
      EL Iúna

      Excluir
    18. Anônimo quarta-feira, 17 de abril de 2013 13:58:00 GMT-10:00 -> Recalque detectado!

      Excluir
    19. É um típico do brasileiro, caro colega Anônimo quinta-feira, 18 de abril de 2013 04:09:00 GMT-10:00. Se revolta, sente repúdio por alguma coisa, mas não age... Se todos pensássemos assim, muitos erros e atrocidades estariam sendo cometidas até hoje... Infelizmente parece que esse sentimento, o recalque, esta no genoma do brasileiro, por isso temos os políticos que temos. Como dizia Marthin Luther King: "Não tenho medo do grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem-caráter, dos sem-ética. Tenho medo é o silêncio dos bons."

      Excluir
  35. Estou com mais cinco fichas de filiação do sinfagres para entregar!!

    JS+F

    ResponderExcluir
  36. Ninguém é obrigado a ficar filiado ao sindipublicos ou ao sinfagres, eu me filiei porque acredito nos objetivos do sindicato que vão além da nossa briga atual pelo reconhecimento da carreira que eu exerço, mas se existe filiados que realmente querem sair, tenho certeza que ninguém vai coagi-lo a tal ato.

    Quanto aos que reclamam da falta de informação desde a ultima assembleia, lembro que legalmente necessitamos que o governo apresente sua contraproposta ou esperar o prazo do governo estourar para decidirmos para outras alternativas.

    Sugerir criar um conselho achando que ele vai defender interesses da categoria como um sindicato é certamente fala de quem não compreende o papel de um conselho. Mas também acho que tem muito conselho caça niqueis por ai.... algumas vezes até me pergunto se precisamos pagar mesmo aos caça niqueis já que não somos RT... muitos cargos do judiciario por exemplo não precisam e ter OAB ativa, por sinal este questionamento já foi levantado dentro do sinfagres para ser estudado após a negociação do nosso plano de cargos.

    Em relação ao SINFAGRES, procure seu representante no seu regional que ele certamente terá informações novas e uteis para você.

    ResponderExcluir
  37. Sou filiado ao SINFAGRES e acredito e tenho orgulho da nossa luta. Não me passa pela cabeça a hipótese de desfiliação, acho que quem está postando essas coisas aqui só pode ser da área meio ( seus área meio, área meio, área meio...mil vezes área meio, rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs).

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  39. Esta semana finaliza o prazo que o Sr. "Big House" tem para responder às nossas reivindicações (PCS)!!!

    Também terá que apresentar o anúncio sobre a "migalha" que dará ou não, aos servidores, também chamado equivocadamente pela imprensa de "aumento"!!!

    É....o bicho vai pegar!!!!!!! Vamos ficar atentos e nos mobilizar!!!

    saudações sinfagreanas, caros colegas!

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. O prazo para a resposta do governo ainda está vigente. Se não sabe contar, são 30 dias a partir do dia 22 de março. Eles tem 1 semana! Paciência é uma virtude, burrice não!!!

      Excluir
  41. Minhas condolências às viúvas e crianças desamparadas!!

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  43. Tráfico de influência - Prática ilegal de uma pessoa aproveitar de sua posição privilegiada dentro de uma empresa ou entidade, ou das suas conexões com pessoas em posição de autoridade, para obter favores ou benefícios para terceiros, geralmente em troca de favores ou pagamento.

    Acho que tem gente(S) que SE ACHA GRANDE e que está precisando dar uma lidinha nesse conceito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummmm tem isso no Idaf colega? Então tem coelho nesse mato heinnn!!! Vamos soltar os "cachorros" para os coelhos sirem da moita e virarem as presas!!!

      Excluir
    2. Como é que é? Sardinha achando que é tubarão? Xiiiiii sardinha é uma ótima isca...

      Excluir
  44. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  45. Respostas
    1. bomba boa ou ruim para os fiscais?

      Excluir
    2. Na hora que for detonada você verá!!! Isso se "sobreviver" alguém!!hehehe

      Excluir
  46. boa noite colegas.
    andei ouvindo aí pela rádio corredor que as postagens no facebook do SINFAGRES estão incomodando muuuuita gente. tem gente por aí se comendo de raiva com a divulgação do nosso trabalho. deve ser porque suja a imagem de alguns diante dos "patrões" né?!
    continuemos publicando o nosso trabalho. se não temos uma assessoria de comunicação que assim o faça. para tanto, jamais divulguemos nomes, imagens de pessoas e outras que não podem ser publicadas. o nosso serviço é público e por isso não temos nada a esconder. a população precisa continuar sabendo para que serve o IDAF.
    saudações a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então é só divulgar um pouquinho do nosso trabalho que a turma já peida!!! Ahhhhhh que pena!! Quero ver na hora que soltarem essa bomba do plano de cargos, se estão pensando que a turma vai desistir estão redondamente enganados, depois é que o bicho vai pegar!!!! Podem decretar a nossa greve ilegal, mas não podem impedir que cumpramos as leis nos seus rigores...e salve-se quem puder!!!! E que fique bem claro que 2014 é ano eleitoral!!! Alguem aqui é candidato a algum cargo eletivo???? Nem eu!!! Durmam com os anjinhos!!!!

      Excluir
    2. Depois que todos os Planos de cargos e Salários forem tranformados em projetos de lei e forem votados na ALES de acordo com o que o governo quer e a contragosto dos servidores, não se assustem se algum dos nomes da diretoria do sindipúblicos ganhar algum cargo de confiança ou comissionado na administração pública do ES...vamos aguardar as cenas do próximo capítulo dessa novela e gravem bem os nomes, claro que antes vocês terão que acessar o site para ver os nomes mas esse "encontra-se" fora do ar a algumas semanas....hehehehe

      Excluir
    3. Acho tão estranho as pessoas se meterem no trabalho do outro. Dentro das condições e limites existentes vejo o trabalho da assessoria de comunicação bem feito e dedicado. Vamos nos preocupar com as nossas causas e valorizar as ações dos colegas. Acho que assim teremos mais credibilidade e boa vontade por parte dos demais.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  47. Saiu uma notícia no site do IDAF referente a um trabalho realizado pelos fiscais do sul em conjunto com a PM Ambiental. Gostaria de deixar registrado os meus parabéns à equipe que vem demonstrando um ótimo trabalho! É muito importante que esse trabalho seja conhecido pela população, principalmente por aqueles que nem sabem o que o IDAF faz. Valeu equipe do sul! Parabéns e continuem com o bom trabalho!

    ResponderExcluir
  48. Algum colega poderia explicar q "bomba" seria essa? os demais servidores q atuam no interior tb merecem um pouco de acesso às informações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso é blefe desses "área meio" que ficam acessando o blog..relaxa, cara!!!
      bomba mesmo é o que a gente está fazendo. nossas ações estão tendo uma repercussão imensa.
      ah, e o SINFAGRES logo, logo vem com uma bomba aí para soltar na mídia. mas relaxa aí que as coisas têm hora certa para acontecer.

      Excluir
    2. Por isso q eu sou a favor de um site onde só possa acessar e deixar comentários quem estiver logado. algumas vezes é mt difícil distinguir se quem tá falando aqui é fiscal ou não, nem sempre dá pra saber. pra mim, a única "bomba" ruim totalmente inesperada seria o pessoal da área meio virar fiscal e a gente não! ahahahah

      Excluir
  49. Colega, o vídeo abaixo traz mais informações sobre a bomba mencionada.

    www.youtube.com/watch?v=kWAfOVmLh58

    ResponderExcluir
  50. O sindipúblicos marcou assembleia para dia 25/04 quinta-feira as 10:00 horas.

    ResponderExcluir
  51. Procedimento para prestação de contas de diária:

    II. anexar relatório com a descrição da viagem, datas, horários, transporte utilizado (placa do veículo, nº vôo – quando for o caso), relatório fotográfico, finalidade do deslocamento, nome dos acompanhantes, nº do processo atendido, autoridades ou órgãos contatados, formulário de participação em reunião com nome dos participantes, nome do proprietário rural do imóvel vistoriado, localização via GPS da propriedade, controle de quilometragem, cópia dos relatórios e termos lavrados em campo, conforme for o caso.

    É mais trabalhoso justificar a diária do que fazer o serviço propriamente dito. Serão 3 dias viajando e 5 dias processando os dados para prestar contas. Assim vai ser fácil economizar, afinal todo mundo vai desistir de viajar. Acho sim que tem que apertar nesse quesito, até mesmo para evitar certas "reuniões" desnecessárias que acontecem frequentemente nos municípios não limítrofes. Só não pode dificultar tanto a ponto de inviabilizar a execução do serviço.
    Quero ver agora como certas pessoas vão justificar deslocamentos semanais para "reunião", se é que me entendem. Ainda mais que vai ter auditoria. Nisso eu concordo plenamente, até porque antes de ser servidor, sou cidadão, e o dinheiro dos meus impostos também está envolvido nisso.

    ResponderExcluir
  52. Seria mais econômico rastrear os veículos, assim pouparíamos tempo e evitaríamos mentiras, além de poder comprovar nosso direito à hora extra

    ResponderExcluir
  53. Que tal um cartão de crédito oficial nominal para ser usado em estabelecimentos cadastrados (como o banescard por exemplo) com senha pessoal e intransferível. Além do mais com a emissão do cupom e da nota fiscal de serviço aliado ao relatório mensal de rastreamento do veículo seriam o ideal e desoneraria até mesmo o próprio DEFIN, além de haver transparência no uso do dinheiro do cidadão que paga seus impostos, evitando assim as famosas diárias forjadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É justo... sou analista e até onde sei os companheiros que conheço não tem intenção de usar as diárias como forma de engordar o ordenado. Nós só não queremos ter que arcar com os custos das viagens de trabalho, como hospedagens e refeições. Quem sabe com toda essa transparência não se pare de amarrar diárias em viagens as quais necessitamos fazer. Do jeito que tá é cada vez mais difícil atender às viagens ou fazer cursos. Será que os peixes grandes, que são os que mais recebem diárias, tb gostariam desta proposta?

      Excluir
    2. Acho salutar a implantação de cartões de créditos nominais, pois o desvio de combustível da frota oficial só cessou depois da implantação do Good Card na Gestão do então Governador Paulo Hartung, dando transparência e visibilidade aos gastos públicos, isso chama-se respeito ao cidadão e aos servidores desse órgão que saem de suas casas, ficam longe de seus filhos e esposas, dormindo muitas vezes em espeluncas, comendo mal, dormindo mal, tirando dinheiro do próprio bolso para complementar o pagamento da "gorda" diária de R$ 95,00 que lhes é concedida para atender demandas muitas vezes que nem fazem parte da circunscrição do escritório onde estão lotados. Se a administração quer moralizar os gastos acho louvável, mas facilite a vida do servidor e pague pelo menos um valor digno para que o mesmo tenha o mínimo de condições para exercer suas atividades árduas na maioria das vezes realizada sob sol intenso com grande desgate físico e ao final do dia não tem a mínima condição de descansar devido ao valor não ser condizente com a realidade dos custos dos hotéis e restaurantes existentes no território capixaba. Fica o recado para a reflexão dos nossos gestores!!

      Excluir
    3. Procure informações sobre suprimento de fundos: atenderá em algumas situações. E, o governo já tem licitação em andamento para colocar rastreadores em todos os veículos da frota. Deve ser instalado até o final do ano.

      Excluir
  54. Pra mim continua o mesm quero ver o pessoal do Regional sem as diárias que vemos todos dias liberar. Deve haver transparência mesmo nestas solicitações, quantas diárias minhas já foram cortadas, a "cota" que pode ser liberada quase não inclui quem precisa. isso não é so diarias não, sao outras atividades que nem tomamos ciencia.

    ResponderExcluir
  55. Nossos gestores não estão nem ai prta nós, eles tem cargos políticos, entraram agora e querem segurar seus cargos mostrando para o governo a eficiência em controlar gastos do instituto, dane-se nós, dane-se o servidor. Dificultam tudo, lançam normativas para dificultar a vida do servidor, porque eles são detentores do poder e querem agradar o governo.

    ResponderExcluir
  56. KD o aumento linear? Kd aquela merreca de 4,0% (que é abaixo da inflaçao no período)???...

    O Governo até agora não se manifestou e o SINDIPÚBLICOS está caladinho... até quando???

    ResponderExcluir